Tá difícil estacionar o carro? Vai pra Moscou

1
180
views

Uma das coisas mais…diferentes… da Rússia é a relação deles com seus carros. E com o ato de estacionar seu carro. Primeiro, os russos preferem carros grandes, estilo ‘motorhome’. Quanto maior, melhor. Tirando o lance do ‘tirar onda’ com seu carrão, é de se entender que se queira conforto para um lugar onde você vai passar boa parte de seu ano. Seja nos engarrafamentos, seja no inverno. Mas daí a se achar no direito de desrespeitar as leis do trânsito, quem pode explicar?

Bom, a gente já sabe que o trânsito lá é um inferno, incomparavalmente pior que o de São Paulo ou Nova York, por exemplo. E também já temos uma ideia de que, atravessar a rua, em Moscou, é uma aventura. A gente já sabe também que os guardinhas de trânsito são tão corruptos que fazem nossos PMs aqui parecerem madres Teresas de Calcutá. O que a gente não sabe é que estacionar, em Moscou, é muito mais fácil do que aqui.

Aí você estranha né. ‘Mas, como assim, estacionar lá é mais fácil que aqui?’. Simples assim. Você vê uma fileira de carros, paradinha, alinhada com a guia da calçada. Aí você vê um espacinho entre os carros. Então, você embica seu possante e para ali, na diagonal mesmo, com metade do carro sobre a calçada. Isso mesmo. Ah, uma outra opção é simplesmente jogar o carro sobre a calçada ou então parar na esquina, seja em ângulo de 90º ou entao fechando a rua mesmo.

Mas aí você pergunta: e a multa? Bom, existe um código subliminar entre o motorista moscovita e o policial. Se você parou o carro que nem sua cara, todo torto, o policial já assume que você é algum bambambam ou tem algum parente na alta esfera. Aí, evita te deixar um tíquete. Pode até te deixar um bilhete, pedindo para deixar algum para ele, mais tarde. Mas, dificilmente, alguém vai ser multado por parar o carro assim.

Viu como é fácil dirigir e estacionar em Moscou?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here