Todo mundo entra na dança do recenseamento

2
135
views

Começou na última quinta, dia 14, o recenseamento nacional na Rússia, que acontece exatos oito anos após o último, em 2002. Me chamou atenção essa notícia por alguns motivos. O primeiro, e mais importante, foi que, no último censo, vários de meus amigos fizeram um ‘bico’ para o governo, o que me permitiu acompanhar durante muitos dias o trabalho dos recenseadores por lá.

O segundo, de fato, é um motivo mais útil, admito: como a crise mundial mexeu com o modo de vida dos russos? A resposta, só no final do processo que, aliás, correu sério risco de não acontecer em função dos problemas econômicos do país e quase ficou para 2013.

Sob um custo de 17 bilhões de rublos (quase R$ 1 bilhão), a Rosstat (órgão nacional de estatísticas do país) recrutou quase 500 mil jovens que irão receber 5,5 mil rublos (cerca de 300 reais) por mês para recensear uma média de 400 pessoas a cada 30 dias até março de 2011. São cerca de 140 milhões de pessoas espalhadas pelo maior país do mundo, cujo tamanho é de 2 vezes o brasileiro.

Sobre minha experiência de ‘recenseador honorário’, garanto que foi inesquecível. Apesar de ter sido um bocado de irresponsabilidade – eu ficava com o boné enquanto um amigo usava o crachá – foi legal acompanhar o processo, ver as perguntas e como as pessoas eram solícitas – ou, eventualmente,  não – com a gente.

Sempre achei engraçado, no formulário, a pergunta ‘de qual nacionalidade o senhor se declara ser?’. Curiosa, essa coisa de ter uma nacionalidade dentro de uma nacionalidade. O sujeito pode ser daguestani, checheno, kabardino, tártaro, yakut, etc. e ainda assim ser russo… Outra coisa engraçada da qual lembro foi quando nós fomos atacados por um cachorro, e meu camarada foi mordido. Vocês sabiam que recenseador, pelo menos na Rùssia, tem seguro contra ataques caninos???

Presidente Medvedev e sua esposa participam do censo

E, para incentivar a população a receber bem o pessoal do censo, o presidente Medvedev já postou em seu Twitter uma foto na qual aparece dando o exemplo e respondendno às perguntas do formulário. Sim, formulário… Enquanto a gente já usa PDAs, os russos ainda estão no papel. Mas, será que o homem respondeu a tudo direitinho?

Em tempo: em russo, recenseamento da população é ‘перепись населения’ e recenseador é ‘переписчик’.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu fui abordado por um agente quando eu enteri no meu pr´dio. Mesmo não entendendo o que ele falava, ele foi bastante educado e mostrou suas credenciais. No final deu certo. E a lição que eu tirei dali foi: é melhor perguntar pros russos se eles falam português ou espanhol, porque são maiores as chances de alguém aqui falar um lingua européia do que o inglês norte-americano 🙂 O agente falava alemão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here