Top 10 do pop/rock russo via Nashe Radio

4
1037
views

Dos posts sobre Rússia que mais gosto de fazer – e que acabo menos fazendo -, sem dúvida, o top da ‘Nashe Radio’ (aquela rádio que só toca pop/rock russo) é o mais famoso deles. Mas hoje gostei tanto da lista (claro, tirando uma coisa aqui e outra ali) que resolvi chutar a falta de tempo e compartilhar aqui com vocês.

Se você quiser ouvir todas, sempre atualizada, direto no site deles, o link é esse aqui.

1 – Песня о свободе – ДДТ
Os versos proféticos e messiânicos de Schevchuk não param de fazer a cabeça dos russos. De seu novo álbum Иначе (inache, de outro modo), vem a ‘Canção sobre liberdade’, cantada com a forte Alyona Romanova. Sinal dos tempos…



2 – Нет предела – Браво
Mais uma banda centenária do rock/pop russo, provando que o fenômeno da eternização das bandas dos anos 80 não acontece só no Brasil. Uma cançãozinha baba: ‘Imagine que não há limite / não há amanhã / e tudo o que você quiser / eu tenho’.




3 – Шут – Ляпис Трубецкой
Assim como o DDT, uma das favoritas da casa. Os doidos bielorrussos do Lyapis Trubeskoi (leia sobre eles no blog Polnotch) e sua deliciosa crítica escancarada ao ditador de seu país, Alexander Lukashenko. Шут quer dizer ‘bobo da corte’. E nem precisa dizer onde fica a corte e quem é o rei nesse caso, né? Ótima canção, ótima banda!




4 – Смотри в меня – Антитела
Os ucranianos do Antitela, banda com quase 10 anos de estrada, provam que música com crítica social está fazendo sucesso por lá. O curioso é termos bandas russas, bielorrussas e ucranianas criticando a situação social de seus países. Se, no campo político a união é impossível, no campo cultural taí a prova de que eles estão juntos. ‘Olhe para mim em solidariedade / o que você vê é meu! / Queria minha liberdade / Mas eu não abro mão dela!’



5 – Google – Ночные снайперы
As letras fortes – e a voz expressiva – de Diana Arbenina também não saem de cena. Nem os 20 anos de carreira fazem os snaiperes noturnos perderem a força. Bela e interessante canção.


6 – Как Жаль – Ракеты из России
Os ‘foguetes da Rússia’ (ou mísseis) são uma superbanda de punk formada por membros de outras duas famosíssimas por lá: ‘Tarakany!’, ‘Fantastika’ e ‘Feya Drazhe’. Pessoalmente não curto nenhuma das três. Achei essa música meio malinha. Negócio de reggae em russo meio que não dá, né?


7 – Корабли – После 11
O Posle 11 é uma banda que tinha tudo para ser legal, mas não decola. Essa música até que não é das piores – usualmente, elas costumam ser grudentas. Mas é ok. Além do mais, essa mania de TODA banda russa ter que fazer ao menos uma música ‘Korabli’ e ‘Kukushka’ me irrita.



8 – Электростул – МПТРИ
Taí uma banda que não conhecia e continuo sem conhecer. Gostei do som, da letra e da energia no palco. Não achei verbete na Wiki, site de fãs e, na página oficial, eles têm menos de 100 seguidores. Acabei de baixar o disco ‘Maksimka brosil pit’ (Maksimka deixou de beber). Vou ouvir. Achei interessante!



9 – Иди за мной – Jack Action
Taí uma surpresa. Ali no início dos anos 2000, a banda estourou e tocava em qualquer birosca russa, sobretudo em Moscou. Eu mesmo assisti. Banda boa, rock russo puro, letra tresloucada, som viajante, meio prog, do jeito que a gente gosta. Aí os caras desapareceram completamente. Sumiram. Ninguém mais ouviu falar deles. Aí, um tempo atrás voltaram. E lançaram esse disco – que eu não conhecia. Curto muito e recomendo. ‘Idiii za mnói, ty sdelaesh shag vperyod i chto-to proizoidyot…’



10 – Каждый вправе – Louna и Сергей Михалок
Mais uma canção incisiva, de protesto. A bandinha da vocalista meia-boca Louna (da qual eu deveria NÃO gostar, mas admito que gosto) se juntou com um dos meus ídolos, Sergei Mikhalok, do Lyapis Trubeskoi (que está na parada logo aí acima) e mandou essa pedrada, uma crítica russo-bielorrussa à política dos dois países. ‘Cada um tem direito de ser mau ou bom, cada um tem o direito de escolher ou de ser livre’. Musicão!


4 COMENTÁRIOS

  1. Oi querido! Tenho ouvido muito por aqui o último álbum do Liapis, que saiu no dia 1º de maio. É maravilhoso! Já baixou? Шут, se não me engano, é do álbum anterior. As outras músicas preciso ouvir pra ver se me soa familiar… bjs!!!

    • isso, shut é do disco do ano passado. o novo ainda não baixei, tou um vagabundo musical. a mariana botou outro dia e nem assim eu criei vergonha na minha cara…tsc, tsc.
      aliás, cadê o textinho sobre as viagens bielorrussas? os leitores estão ávidos por isso! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here