Trazendo de volta a hit parade do rock russo

Hoje estava aqui ouvindo um rádio – aliás, minha favorita é a Наше (Nashe) – e lembrei que há muito tempo eu não postava aqui o hit parade deles. É bom pra turma que está se familiarizando com língua, cultura e música entrarem no clima. E não acharem que música russa se resume àquela breguice de coisas de 1900 e antigamente, menininhas gritantes, dancezinhos frufruzentos e hinos soviéticos…

Bom, a parada deles você pode acompanhar aqui. Mas dá trabalho ir lá e catar as músicas. Aí eu faço a listinha, posto os links e deixo aqui tudo certinho, na ordem do número 1 até o número 10, pra você só clicar e ouvir. Vamos lá:

Gosto muito dessa bandinha que está no topo, a Louna, que é completamente nova. Foi formada em 2009, com dois armênios que dão um toque bem legal ao som do grupo, a vocalista Lucine Gevorkian e o guitarrista Ruben Kazaryan. Rapidinho, eles estouraram e tem uns clipes espetaculares. Vale muito a pena conferir o álbum deles Сделай громче!

Louna – Сделай громче

O Сплин (Splin) já é uma das bandas mais tradicionais do rock russo. Formado em 1994, com 13 álbuns absolutamente imperdíveis, letras interessantíssimas e um som totalmente peculiar, é um grupo russo que você tem que conhecer, se quer entender a nova geração do rock russo. Essa música, especificamente, é mais uma bela composição de Sasha Vasiliev e cia.

Сплин – Летела жизнь

Os terceiro e quarto lugares são aquelas estranhezas. O Igor Rasteryaev nunca me disse nada, lógico, sou brasileiro e acho as músicas com garmoshka, sei lá o que é aquela sanfona, chatas. Ainda mais músicas sobre guerra, soldados, Rússia e sanfona. Não dá. Assim como também já meio que enjoei do metal-metal do Kipelov e sua atmosfera RPG-filme-de-dragão. Mas eles fazem o maior sucesso e até que não incomoda ouvir. Tirando o Rasteryaev…

Игорь Растеряев – Русская дорога

Кипелов – Власть огня

O [AMATORY] é um caso a parte. É mais uma bandinha de Nu-Metal de São Petersburgo. Mas até que é legal. Fazem barulho, tem letras interessantes e são divertidos. Têm esse lance dos colchetes, meio web-fashion, são meio posers, mas confesso que eu curto.

[AMATORY] – Белый шум

КняZz é o Andrey Kniazev, vocalista do Король и Шут, acho que a mais pop das bandas de punk rock da Rússia, que lançou seu projeto-paralelo-álbum-solo que é beeem legal. Curti bastante, não tinha ouvido e realmente o cara tem a manha de fazer canções pop-rock de qualidade que colam na nossa cabeça.

КняZz – Человек – загадка

O Пикник eu nem sabia que ainda existia. Aliás, eles existem de tempos em tempos. Não sou muito fã, mas aprendi a respeitar.

Пикник – Не в опере Венской

Agora, meus dois favoritos da atualidade: Смысловые Галлюцинации, com o grupo Курара, e Animal Джаz. O primeiro eu ouço praticamente todo dia, e esse single é bem bom. O Animal Jazz também é imperdível, baixem qualquer coisa deles que é muito bom.

Курара и Смысловые Галлюцинации – Надо больше хорошего

Animal Джаz – Осень 2010

Lumen é outra daquelas bandas alternativas que aparecem de tempos em tempos com um puta hit, como esse agora Секунда. São de Ufa, capital do Bashkirstão, e tem um jeitão meio punk, meio indie, com aquela sonoridade melancólico-crepuscular que só o rock russo tem. Também curto!

Lumen – Секунда

É isso aí. Sigo aqui ouvindo Animal Джаz e Смысловые Галлюцинации.

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


3 respostas para “Trazendo de volta a hit parade do rock russo”

  1. diorge disse:

    adorei o top 10!! ralei para conseguir baixar o trabalho do Igor (pois foi o único que gostei). adoro uma sanfona e a dele achei demais!!

  2. Luis disse:

    as mulheres sao gostosas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
Aventura no Cáucaso

Todo mundo ainda acha que eu fui um completo idiota por ter feito, em 2002, uma viagem pelo Cáucaso -...

Fechar