UFRJ convoca para VII Encontro de Orientais e Eslavas

0
44
views

Como já virou tradição no calendário acadêmico-russófilo-eslavófilo do Brasil, outubro é mês de nos encontrarmos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assistirmos a palestras interessantíssimas e conferir trabalhos da nata dos estudos orientais e eslavos. Este ano eu pretendo debutar lá e espero estar à altura desse time, que é composto somente por craques.

Se você tem interesse, não deixe de participar, seja inscrevendo seu trabalho, seja participando como ouvinte. O evento é absolutamente indispensável para conhecer gente nova, expandir horizontes e praticar seu russo nos corredores da Faculdade de Letras da UFRJ, que oferece um dos pouquíssimos cursos de graduação na língua de Púchkin.

VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ

A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções

22 a 25 de outubro de 2012
Local: Faculdade de Letras/UFRJ
Avenida Horácio Macedo, 2151
Cidade Universitária, Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 21941-917
Telefones: (21) 2598-9792 e 2598-9726 (tel/fax).
Email: orientaiseeslavas@letras.ufrj.br
Link: http://orientaiseeslavas.blogspot.com/

O Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ procura por intermédio da realização do VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções dar visibilidade às atividades de ensino e pesquisa dos seus docentes e alunos.

VII Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções busca ser um fórum de debate e reflexão, sob o ponto de vista das Ciências Humanas, das questões que envolvem os múltiplos aspectos, desafios, dilemas e, porque não, contradições, dos contatos culturais, sociais, políticos e econômicos que se deram no passado e que se dão no presente entre Oriente e Ocidente. Serão organizadas conferências, palestras, mesas de debates e de comunicações coordenadas, com professores, alunos (graduação e pós-graduação) e convidados.

Especialidades
Língua, literatura e cultura árabes
Língua hebraica e idiomas judaicos, literatura hebraica (e judaica), cultura judaica, estudos judaicos, estudos bíblicos
Língua, literatura e cultura japonesas
Língua, literatura e cultura russas (e eslavas)
Língua, literatura e cultura chinesas

Tema Principal: A internacionalização dos estudos orientais e eslavos: revisão e projeções
Temas correlatos: As transformações históricas, sociais, culturais, religiosas e outras e o reflexo das mesmas nas áreas das línguas, literaturas e culturas orientais e eslavas.

As comunicações versarão sobre temas de livre escolha de seus autores, com a ressalva de que deverão estar vinculados ao contexto dos estudos da temática de Letras, Literaturas e Culturas Orientais e Eslavas. Este critério será observado como condição necessária para a aceitação do trabalho pela Comissão Organizadora e Científica.

Principais eixos temáticos
Também serão aceitos trabalhos sobre línguas, literaturas e culturas orientais e eslavas que, todavia, fujam dos eixos temáticos principais ou que se atenham apenas a um aspecto dos temas propostos.

Língua
Evoluções, transformações e variação linguísticas nas Línguas Orientais e Eslavas;
A revolução causada pelas teorias linguísticas no ensino das Línguas Orientais e Eslavas;
A importância das línguas nos movimentos nacionalistas no mundo oriental e eslavo;
As transformações nas línguas orientais e eslavas causadas pelo contato com as línguas ocidentais;
A importância das línguas como instrumento de mudanças sociais e culturais no mundo oriental e eslavo.

Literatura
As transformações na linguagem literária nas literaturas orientais e eslavas;
O papel da literatura nas revoluções políticas, sociais e culturais no mundo oriental e eslavo;
O papel da literatura em movimentos nacionalistas no mundo oriental e eslavo;
As transformações formais e temáticas nas literaturas orientais e eslavas causadas pela influência das literaturas ocidentais.

Cultura
As transformações culturais no mundo oriental e eslavo;
As transformações e revoluções institucionais no mundo oriental e eslavo causadas pela influência ocidental;
A cultura nacional como elemento de transformações no mundo oriental e eslavo.

Inscrições
Inscrições de ouvintes: de 02/05 até 31/08/2012.
Local: Departamento de Letras Orientais e Eslavas, com a secretária do Departamento (de segunda à sexta, das 10:00 às 14:00h), ou por email orientaiseeslavas@letras.ufrj.br, através do formulário de inscrição de participante (ouvinte), solicite um por email.

Inscrições de trabalhos: de 02/05 até 31/08/2012.
Local: Departamento de Letras Orientais e Eslavas, com a secretária do Departamento (de segunda à sexta, das 10:00 às 14:00h), ou por e-mail orientaiseeslavas@letras.ufrj.br, através do formulário de inscrição de comunicações, solicite um por email.

Comunicação: Os interessados em apresentar comunicação deverão enviar para o email orientaiseeslavas@letras.ufrj.br até o dia 31 de agosto de 2012, um resumo do trabalho a ser apresentado com o título respectivo e até seis palavras-chave, mais os dados pessoais (nome, instituição, titulação, curso, orientador no caso de graduação e pós-graduação, endereço, telefones e email).

O resumo deverá ter mínimo de uma lauda, máximo de três laudas, digitado em folha tamanho A4; espaço 1,5; margens 3 cm; fonte Times New Roman tamanho 12. No resumo, as questões centrais do trabalho deverão ser apresentadas (objeto, questão de pesquisa, objetivos, conceitos centrais, hipótese, etc).

Importante: Cada pessoa poderá inscrever apenas uma proposta de trabalho (em caráter individual).

Mais informações e inscrições: orientaiseeslavas@letras.ufrj.br
Blog: http://orientaiseeslavas.blogspot.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here