Uma reforma incomoda muita gente, duas reformas…

Se uma reforma ortográfica – a do português – já irrita, imagina lidar com duas. Pois é. Quem fala/estuda russo está nessa situação. Desde o último dia 1 de setembro, estão valendo as novas regras gramaticais e de acentuação no russo, ditadas pelo Ministério da Educação de lá. Agora, são quatro os dicionários e manuais ‘oficiais’. O ‘Orfograficheskii Slovar’ Russkogo Yazyka’, de Bronislava Bukchina, Inna Sazonova e Lyudimila Chel’sova; o ‘Gramaticheskii Slovar’ Russkogo Yazyka’, de Andrei Zalizniak; o ‘Slovar’ Udarenia Russkogo Yazyka’, de Irina Reznichenko e o ‘Bolshoi Frazeologicheskii Slovar’ Russkogo Yazyka’. (Peço desculpas por transliterar, mas um problema técnico impede nosso amado cirílico de ir ao ar aqui).

Então, agora temos quatro livros-guia oficiais, mas, o que muda? Bom, lá nas aulas de russo 3 da UFRJ com o professor Alberto, a gente aprendeu que ‘Kofe’ é masculino, que se fala ‘yOgurt’ e ‘dogovOr’, além de ‘po sredAm’. Então, agora, mudou tudo. ‘Kofe’ também pode ser neutro (vkustkoe ou vkustnii kofe), e se fala ‘yogUrt’, ‘dOgovor’ e ‘po srEdam’. E, por incrível que pareça, está valendo também a expressão ‘faif-o-clok’… Olha a polêmica se instalando no ar.

Muita gente culpa os estrangeiros, gente do norte/sul/leste/oeste pela queda do nível da língua russa. Mas até aqui tem encheção de saco dos nacionalistas. O fato é que a língua muda, evolui e se adapta. Os puristas que vão chorar pra lá. O que todo mundo estranha é o fato do Ministério da Educação assumir um papel que seria da Academia Russa de Língua. Ah, e outra coisa a gente também acha suspeito: todos os quatro guias oficiais são da mesma editora, a ‘AST-Press’. E sabe qual a justificativa? ‘As outras editoras não mandaram suas listas de livros para avaliação’, de acordo com o press-release oficial do governo. Esse papo a gente conhece muito bem. Então tá né…

Mas, ao contrário do Brasil, e é óbvio que são situações diferentes, os meios de comunicação em massa de lá não vão adotar as novas normas. Na TV, todos ainda estão obrigados a manter a linha e as velhas regras. ‘Enquanto a velha norma não for considerada errada, iremos manter nossos padrões’, garante o assessor de imprensa do canal ‘Rossia’. Menos mal e menos confusão…

email
Related Posts with Thumbnails
http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/stumbleupon_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/delicious_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/technorati_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/google_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/myspace_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/facebook_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/yahoobuzz_48.png http://www.falandorusso.com/wp-content/plugins/sociofluid/images/twitter_48.png


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia o post anterior:
E tome multa!

Outro dia estava conversando com a nossa boa amiga Ana - relembrando as frases que nosso professor Alberto usava pra...

Fechar