Veja como são fabricados os famosos caças MiG

0
122
views

Que tal ver como são feitos os famosos aviões MiG? Depois de décadas de segredo, enfim podemos espiar o local de fabricação onde são feitos os caças, que foi revelado pelos amigos do ‘Blog do Piloto’ (em russo). Aqui, vemos a linha de montagem dos MiG 29k/Kub (Korablenogo bazirovania – baseado em navios), a variação naval do tradicional MiG29 para os porta-aviões, que possui as asas dobráveis, reversores mais potentes e maior autonomia.

O MiG29 não é exatamente um dos maiores sucessos na aviação soviética. Seus rivais americanos, F15 e F16, sempre conseguiram vitórias nas batalhas reais que travaram. Apesar de qualidades excepcionais, os russos sofreram com o sucateamento da frota aérea e a falta de treinamento para seus pilotos. O caça foi vetado de voar após dois acidentes em 98, mas após modificações, voltou a ser utilizado pela Força Aérea Russa, que ainda mantém mais de 100 unidades na ativa. Entretanto, é o caça oficial da marinha indiana, que também possui mais de uma centena deles. Foi vendido para mais de 20 países e é admirado pela sua versatilidade e poder de domínio e controle do espaço aéreo.

O MiG29 começou a ser projetado no início da década de 70 pela Mikoyan-Gurevich (nomes que deram origem a sigla MiG) e teve seu debut em 1983. Foram produzidos mais de 1200 unidades, sendo que ao menos 200 já foram abatidos ou sofreram acidentes. Custando cerca de US$ 11 milhões, pode atingir mach 2+ de velocidade (cerca de 2.500 km/h, ou 2 vezes a velocidade do som).

Nas fotos, dá para perceber como o trabalho é manual e totalmente controlado. Muitas mulheres dão sua contribuição, provando que a indústria militar não é um ‘Clube do Bolinha’. Para ver as fotos naquele mosaico lindão, basta clicar aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here